No C#, funções, procedures (também conhecidas como métodos) e classes são componentes fundamentais da programação orientada a objetos.
Vamos abordar cada um desses conceitos em detalhes!
Funções (ou Métodos):
Funções, em C#, são blocos de código que realizam uma tarefa específica.
Podem ter parâmetros de entrada e um valor de retorno.
A sintaxe básica de uma função é a seguinte.
Exemplo de uma função simples:tipoDeRetorno NomeDaFuncao(tipoParametro1 parametro1, tipoParametro2 parametro2, ...) { // Código da função // Pode incluir um return para retornar um valor }
Procedures (Métodos sem Retorno). Em C#, um método sem retorno é frequentemente chamado de "procedure" (embora esse termo não seja estritamente usado em C#). É um método que executa uma ação, mas não retorna um valor. A diferença principal é a declaração do tipo de retorno, que é void.int Soma(int a, int b) { return a + b; }
Classes. As classes são estruturas fundamentais em C# para a programação orientada a objetos. Elas são usadas para modelar objetos e encapsular comportamentos e propriedades. Uma classe é um modelo para criar objetos. Ela contém campos, propriedades, métodos, eventos, etc.void ImprimirMensagem(string mensagem) { Console.WriteLine(mensagem); }
Exemplo de uso de uma classe:public class Carro { // Campos public string Modelo; public int Ano; // Método (função) public void Acelerar() { Console.WriteLine("Carro acelerando..."); } }
Neste exemplo, meuCarro é uma instância da classe Carro. Ele possui propriedades (Modelo e Ano) e um método (Acelerar). Esses são conceitos fundamentais em C# para criar código estruturado e orientado a objetos. Você pode combiná-los para criar programas mais complexos e modularizados.Carro meuCarro = new Carro(); meuCarro.Modelo = "Fusca"; meuCarro.Ano = 1970; meuCarro.Acelerar();
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